Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

sábado, 21 de julho de 2007

Fraternidade de Nuno Álvares

A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é uma Associação privada de fiéis, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o activo naquela Associação.
Dentro destes ideais nasce também em Sesimbra uma Fraternidade, a do Núcleo Santiago.

O Jornal de Sesimbra esteve à conversa com os responsáveis por este projecto, que nos falaram de como surgiu esta iniciativa e de como querem ter um papel activo na vida da vila, nomeadamente contribuir para o melhoramento de várias áreas, como da saúde, protecção civil, acção social, entre outras.

Hoje acontece a primeira cerimónia de investidura, a partir das 18 h na Igreja Matriz de São Tiago, onde todos são bem-vindos.

Para saber mais visite: fna.santiago.sesimbra@gmail.com

S.F.L.

Festival Lusófono em Alhos Vedros

Uma mistura de sabores da gastronomia angolana, cabo-verdiana, guineense e portuguesa, acompanhados de muita música e dança, são os principais ingredientes do Festival Lusófono, na Quinta da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, este sábado e domingo.

Passeio de Canoagem em Alcochete

A Câmara de Alcochete organiza no próximo domingo, o passeio de canoagem “Os Olhos do Rio”, uma iniciativa inserida no programa “Alcochet’Aventura”, que terá início pelas 09h30, junto do Centro Náutico Alfoz. Com uma extensão aproximada de oito quilómetros, o passeio vai decorrer na zona ribeirinha, entre o Centro Náutico Alfoz e o Sítio das Hortas, um local ideal para contemplar toda a riqueza ecológica que caracteriza o estuário do Tejo.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Exposição "Azul é Azul"

Está patente, entre 21 e 28 de Julho, no Espaço Zambujal, a exposição de cerâmica "Azul é Azul" da autoria da artista sesimbrense Márcia Cruz.

Não falte, visite o Espaço Zambujal, de segunda a sábado, das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 18h30!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Comissão Social de Freguesia do Castelo decide constituição


É já na próxima sexta-feira, dia 20 de Julho, que se irá decidir a constituição da Comissão Social da Freguesia do Castelo, em reunião a ter lugar no Espaço Zambujal, pelas 15h00.
De referir que a constituição das Comissões Sociais de Freguesia são obrigatórias, ao abrigo do Decreto-Lei nº 115/06 de 14 de Junho, e só podem fazer parte da mesma as instituições sediadas na freguesia, que estejam previamente inscritas no CLAS de Sesimbra.
A Comissão Social da Freguesia do Castelo, a ser constituida, torna-se a primeira CSF do concelho de Sesimbra.
Na mesma reunião irá ser também discutido, e eventualmente aprovado, o Regulamento Interno da CSF do Castelo.

Torre de Menagem abre ao público no sábado

No dia 21, sábado, às 17.30 horas, abre ao público a Torre de Menagem do Castelo de Sesimbra. No local estará patente uma exposição sobre a história do monumento, classificado como património nacional desde 1910. A inauguração deste espaço está inserida no programa da 2.ª edição das Jornadas Medievais.

A Torre de Menagem era um dos pontos mais importantes do Castelo. Tinha funções de vigilância e assumia-se como ponto vital de comunicações. A partir daqui estabelecia-se comunicação com Almada e Palmela, através de fumo ou fogo.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra

Espaço Zambujal recebe Joana Melo



A artista portuguesa, conhecida do público pela sua participação no programa televisivo Operação Triunfo, apresenta o seu mais recente álbum, Mar Confidente, no auditório do Espaço Zambujal, no próximo dia 27 de Julho pelas 22H00.
Para este concerto, que conta uma vez mais com o apoio da Sesimbra FM, os preços das entradas serão de 2,00€, as quais já se encontram à venda na Junta de Freguesia do Castelo e no Espaço Zambujal.
As reservas podem ser feitas pelo telefone 962 417 327, e os bilhetes levantados até 1h antes do espectáculo.
A Sesimbra FM durante a próxima semana irá oferecer duas entradas. Esteja atento!

Património Cultural Subaquático da Costa Azul é o tema de mais uma sessão de Conversas na Capela

A Capela do Espírito Santo dos Mareantes, em Sesimbra, recebe na sexta-feira mais uma sessão de Conversas na Capela, subordinada ao tema “Património Cultural Subaquático da Costa Azul”.
A palestra terá como orador Pedro Caleja, da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática, do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, que irá apresentar as grandes referências do património cultural subaquático da Costa Azul, com especial relevo para a costa de Sesimbra.
Conversas na Capela, próxima sexta-feira, 20 de Julho, às 21:30h, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes.

CineTeatro Municipal João Mota recebe sexta-feira espectáculo de Rão Kyao

O músico Rão Kyao vai subir ao palco do CineTeatro Municipal João Mota, em Sesimbra, na próxima sexta-feira, às 22h.
Rão Kyao, que na década de 80 trocou o saxofone e o jazz por uma flauta e pela cultura oriental, interpretará temas do seu último álbum, “Porto Alto”. Um trabalho editado em 2004, inspirado no pão, no azeite e no vinho.
Na noite de sexta-feira não faltarão também alguns dos grandes êxitos de uma carreira com mais de 40 anos.
Rão Kyao para ver e ouvir no CineTeatro Municipal João Mota, em Sesimbra, sexta-feira, às 22h.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Barreirense garante reforços

A equipa de seniores do Barreirense vai fazer a sua apresentação no próximo dia 16 de Julho, às 17h00, no Estádio D. Manuel de Mello. Além da continuidade do treinador Valter Costa, o clube já assegurou alguns reforços, Gilson (ex-Idanhense), João Filipe (ex-Maia), João Batista (ex-Estrela Vendas Novas), Titã (Sertanense) e Casagrande (ex-Vitória do Pico) para a sua participação no Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
A equipa de juniores do Barreirense, única do nosso distrito a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tem a apresentação marcada para o dia 25 de Julho, às 19 horas, na Sala de Bingo do Barreirense.

Etiquetas:

FUTEBOL: Desportivo Fabril prepara nova época

No Estádio Alfredo da Silva, o regresso ao trabalho está marcado para 19 de Julho, às 19h00, com as inspecções médicas. Para 23 de Julho está agendado o início da preparação da época com vista à participação no Campeonato Nacional 3ª Divisão.
No Estádio Alfredo da Silva este início de época será feito com a presença dos novos reforços do clube, Alex, Madeira, Marco Nascimento (todos ex-Amora), Luís Costa e Pedro Tralhão (ex-Real Massamá), Bruno Cruz (ex-Luso FC), Edu (ex-Quintajense), Pako (ex-Amarante) e Admir (ex-Marítimo Rosarense). José Carvalho vai continuar como treinador e a equipa já tem agendados alguns jogos de preparação.

Etiquetas:

terça-feira, 17 de julho de 2007

Amora impedido de jogar na FPF

A Federação Portuguesa de Futebol, através do Conselho de Disciplina, fez saber que:

O Amora Futebol Clube está impedido de participar em qualquer competição da FPF ou dos seus Sócios Ordinários, nos Termos do Disposto do artº 22º, nº 03 do Regulamento Disciplinar, em virtude da falta de pagamento da multa agravada e indemnizações no processo disciplinar supra identificado.

Amora que milita no Nacional da III Divisão - Série F

Apresentação da equipa no Dia 30 de Julho de 2007

FUTEBOL: Estrela Vendas Novas leva três de Alfarim

Estrela de Vendas Novas 2007/08
O Estrela Futebol Clube, iniciou ontem a nova época com a presença no Estádio Municipal da quase totalidade do plantel já contratado. Para amanhã está marcado o início dos trabalho de campo. Lembramos que a equipa irá militar na 3ªDivisão Nacional, em princípio na Série E. O plantel já garantido é o seguinte:
Guarda-Redes - Hugo Alves (ex-Barreirense); Bruno (ex-Sindicato dos Jogadores)
Defesas - Ricardo; Grilo (ex-júnior); Rúben (ex-Atlético de Reguengos); Pedro Marques (ex-Amora); Apolónio (ex-Alfarim).
Médios- Alfredo Almeida; Mauro; André Nicha (ex-júnior); Bruno Mendes(ex-Ferroviários de Vendas Novas - futsal); Paulo Cardoso (ex-Amora); Nelson Costa (ex-Cova da Piedade); André Lopes (ex-Alfarim)
Avançados - Renato (ex-Figueirense); Nuno Dias (ex-Fabril); Marinho (ex-júnior); Paixão (ex-Alfarim)
O comando da equipa estará a cargo de Alfredo Almeida (Treinador-jogador) que terminou a época passada nessas funções. Como adjuntos terá José Miguel Carrapito e António Carlos. Quanto a jogos de preparação já está agendado para o próximo dia 11 de Agosto um encontro frente ao Fabril no Estádio Municipal e dia 15 no Carregado contra a equipa local.

Etiquetas:

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Freguesia de Santiago comemora até 15 de Agosto 471 anos de existência

A Freguesia de Santiago está a comemorar os seus 471 anos de existência, com um vasto programa que inclui espectáculos musicais, exposições, momentos infantis e actividades radicais.
O Programa das Festas de Santiago teve início no passado dia 1 de Julho e até 15 de Agosto muitas são as iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia.
Na próxima sexta-feira, 20 de Julho, o Largo José António Pereira recebe, às 22h, um espectáculo com o Conjunto Nova Galé.
Paralelamente está patente na Sala do Clube Naval de Sesimbra a exposição de Pintura “As 7 Maravilhas da Cor” de Maria do Rosário Gonçalves. A mostra está disponível até ao final de Julho.
Destaque ainda para a Exposição Virtual de João Manão, para ver na internet, no site da Junta de Freguesia de Santiago, em www.jf-santiago.pt.
As Festas de Santiago acontecem em Sesimbra até 15 de Agosto.

Fortaleza de Santiago recebe Sesimbra Xtreme Beach Festival

É já na próxima 5ª feira, 19 de Julho, que arranca a 3ª Edição do Sesimbra Xtreme Beach Festival.
Um evento organizado pela Associação Juvenil Tiny Fish, em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, e que conta com a presença de diversas bandas nacionais e Dj's.
Espectáculos de animação circense, uma tenda Chillout e algumas surpresas fazem parte deste evento que acontece na Fortaleza de Santiago entre quinta-feira e sábado, às 22h.
Entre as bandas convidadas estão os Sexy Sundays, uma banda de Cascais composta por 4 elementos.
Os Sexy Sundays vão estar na Sesimbra FM, na quinta-feira à tarde, para apresentarem o seu projecto de música influenciado pelo reggae e ska, passando também pelo rock e blues.
Sesimbra Xtreme Beach Festival na Fortaleza de Santiago entre quinta e sábado.

domingo, 15 de julho de 2007

Atleta do Barreirense vitima de afogamento na praia

O jovem Joel Ricardo Vaz Velhas, de onze anos, jogador das camadas jovens do Futebol Clube Barreirense, faleceu na sexta feira à tarde vítima de afogamento na praia de Alburrica, no Barreiro.Segundo fontes próximas do local do acidente, o jovem e mais 3 amigos decidiram ir dar um mergulho tendo o jovem Joel desparecido perante os restantes companheiros que de imediato foram ao Bar do Bento pedir auxílio. Pouco depois, os Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, os Voluntários do Barreiro e a Polícia Marítima iniciaram as buscas do jovem desaparecido.
Pelas 19h00, a esperança de encontrar a criança com vida terminou, quando um dos muitos populares que se juntaram às buscas encontrou o corpo do Joel, a cerca de 500 metros do local onde tinha sido visto pela última vez.
O corpo foi transportado depois para o Cais dos Ferroviários, junto à estação da Soflusa, onde o óbito foi confirmado pelo delegado de saúde do Barreiro, Mário Durval. O comandante dos Bombeiros Sul e Sueste, António Manuel dos Reis, afirmou que "a zona onde ocorreu o acidente é perigosa, devido às fortes correntes, principalmente na vazante, e às águas turvas. Referiu, igualmente que só se recorda de “meia dúzia de casos similares nos últimos vinte anos”, ocorridos na zona onde se deu o acidente. O pequeno Joel vivia com uma avó na Verderena, no Barreiro. Os pais estão a trabalhar em Angola, o seu país de origem. Relembre-se que a praia de Alburrica, no Barreiro, está interdita a banhos pelas autoridades de saúde devido à poluição das águas. O Blog da Sesimbra FM junta-se a esta hora de pesar, apresentando as sentidas condolências a familiares e amigos do pequeno Joel.