Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

sábado, 15 de setembro de 2007

PORTAL DESPORTIVO - SESIMBRA FM


Tudo sobre o desporto rei, no portal http://www.jornaldesporto.no.sapo.pt/ sempre na frente da informação desportiva .
VISITE-JÁ...

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ministério do Ambiente Trava a transferência de Projecto do Meco para a Mata de Sesimbra.

Ministério do Ambiente Trava a transferência de Projecto do Meco para a Mata de Sesimbra, e não reconhece condições para o reconhecimento da necessidade do Projecto do Pinhal do Atlântico.


Segundo um comunicado oficial do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional sabe-se, hoje, que o Governo não vai autorizar a transferência dos direitos de contrução de um antigo projecto imobiliário no Meco para a Mata de Sesimbra.

No documento, o Ministro esclarece que o seu Ministério desenvolveu uma profunda e detalhada análise técnica e jurídica de todo o processo relativo ao chamado “caso do Meco” e concluiu que o mesmo é lesivo dos interesses e valores que cabe ao Estado Português acautelar, conceder direitos construtivos equivalentes aos alegados direitos existentes no Meco para serem executados na Mata de Sesimbra.

Assim, o Ministério não reconhece a aplicabilidade deste contrato (e do seu Adicional), celebrado entre o Município de Sesimbra, a sociedade “Aldeia do Meco – Sociedade para o Desenvolvimento Turístico, S.A.”, a sociedade “Pelicano – Investimento Imobiliário, S.A.” e o Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, em Março de 2003.

Quanto ao Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra (PP), a desenvolver na Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG) da Mata de Sesimbra, prevista no Plano Director Municipal de Sesimbra (PDM) e tendo em conta o comunicado governamental, o seu parecer ainda se encontra pendente.

Outro projecto que mereceu a reprovação do Ministro Francisco Nunes Correia, foi o do Pinhal do Atlântico. O Ministério entendeu não estarem reunidas as condições para o reconhecimento da necessidade do Projecto do Pinhal do Atlântico, em Sesimbra, por razões imperativas de interesse público.
O Projecto em causa correspondia a uma área total de construção de 44.650m2 e a uma carga de 1790 camas.

As razões destas decisões incluem a consideração do que é determinado pelo PROTAML relativamente à preservação dos valores naturais da Península de Setúbal e à necessidade de contrariar a excessiva densificação dessa zona.

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional deu, esta manhã, conhecimento desta posição ao Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, com quem, apesar da nossa insistência, ainda não conseguimos estabelecer contacto para uma reação pública, e aos representantes legais das sociedades supra referidas

FUTEBOL: Derby a abrir a 2ª Divisão Distrital

Realizou-se ontem no Espaço Zambujal o Sorteio do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da AF Setúbal.
A abrir o Campeonato, terá lugar um derby local entre o Zambujalense e a Quinta do Conde, a 28 de Outubro.

1ª JORNADA (28/10/2007):
Almada - Banheirense
Beira Mar Almada - Luso
Monte Caparica - Alcacerense
Paio Pires - Montijo
Zambujalense - Quinta Conde

Ministério do Ambiente trava transferência de projecto do Meco para a Mata de Sesimbra


O Governo não vai autorizar a transferência dos direitos de construção de um antigo projecto imobiliário no Meco para a Mata de Sesimbra, contrariando um acordo assinado em 2003 pelo então ministro do Ambiente, Isaltino de Morais.

O actual ministro, Francisco Nunes Correia, disse hoje que o acordo não pode ser aplicado, pois viola o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, que desaconselha a urbanização excessiva da Mata de Sesimbra. O Ministério do Ambiente também considera que o acordo baseia-se num alvará ferido de nulidade.

A urbanização da Mata de Sesimbra aguarda a aprovação de um plano de pormenor, que envolve uma área de construção de um milhão de metros quadrados. Mas o Ministério do Ambiente só o aprovará se forem deduzidos os cerca de 315 mil metros quadrados que seriam transferidos do projecto do Meco, segundo o acordo que Isaltino de Morais assinou com duas empresas imobiliárias.

O Ministério do Ambiente também não vai reconhecer o interesse público de outro projecto em Sesimbra, o Pinhal do Atlântico, que se situa em zonas naturais protegidas.

Fonte: público On line

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

4ª edição da Taça do concelho de Sesimbra em Futebol – Séniores acontece de 30 de Setembro a 18 de Outubro

A Junta de Freguesia do Castelo vai organizar, entre 30 de Setembro e18 de Outubro, a 4ª Edição da TAÇA DO CONCELHO DE SESIMBRA, em futebol, no escalão de séniores.

Pela primeira vez este troféu contará com a participação de cinco equipas do concelho, com a entrada da AD Quinta do Conde, que se estreia, este ano, na competição.

Neste troféu estarão todas as equipas de futebol sénior do concelho de Sesimbra, que continuam a sua jornada nos respectivos campeonatos distritais e regionais.

Em jogo estarão:

GRUPO DESPORTIVO DE SESIMBRA e o GRUPO DESPORTIVO DE ALFARIM – ambos a participar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AFSetúbal.

A ASSOCIAÇÃO CRUT ZAMBUJALENSE e ASSOCIAÇÃO D QUINTA DO CONDE – em competição no Distrital da 2ª Divisão da AFSetúbal.

E o GRUPO DESPORTIVO UNIÃO DA AZÓIA –a disputar o Campeonato Regional INATEL Setúbal.

Até agora o GD Sesimbra é o detentor do título deste torneio, vencendo as três edições já realizadas.

A 4ª edição da Taça do Concelho de Sesimbra de Futebol acontece dias 30 de Setembro, 4, 7, 11 e 18 de Outubro

ArtesanalPesca diz ter conseguido acordo histórico para o sector das pescas.

Em comunicado enviado à nossa redacção,o Organização de Produtores (OP), ArtesanalPesca, informa que vai passar, a partir de 17 de Setembro, a ser a responsável pela venda da totalidade do peixe capturado pelos barcos seus associados, operação que permitirá valorizar o pescado através da garantia de um preço fixo, justo para os pescadores.

Desta forma, pretende-se combater a desvalorização a que o pescado é sujeito em leilão, e sobretudo quando a oferta supera a procura.

A concretização deste passo surge na sequência dos resultados obtidos por esta organização através da sua intervenção no mercado, mediante o estabelecimento, até aqui pontual, de contratos parciais de fornecimento de pescado, que lhe permitiram valorizar o pescado capturado pelos seus associados.
Com essa actuação conseguiu-se inverter a tendência de decréscimo de preço que o pescado estava a sofrer.

O facto de os pescadores terem agora capacidade para comercializar o peixe capturado, permitirá ainda eliminar o número de intermediários no circuito comercial do peixe fresco, tendo como consequência a redução do preço para o consumidor final.

A ArtesanalPesca dá assim cumprimento a um objectivo que vinha perseguindo há alguns anos, e que só foi possível pela consciencialização e preparação de armadores e pescadores para a necessidade de se imporem num mercado cada vez mais global e competitivo.

A assinatura dos contratos de abastecimento do pescado vai ser concretizada na proxima sexta feira, dia 14, com a presença do Secretário de Estado Adjunto das Pescas que, segundo apurámos junto do seu assessor, se encontra em Salamanca num congresso de Agro Pecuária, tendo remetido, só mesmo, para o dia 14 uma declaração formal sobre este assunto.

Cercizimbra organiza, pelo segundo ano consecutivo, o Encontro de Canoagem na praia do Ouro no próximo dia 19 deste mês

Dia 19 deste mês, o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Cercizimbra leva a cabo o II Encontro de Canoagem.

Um evento que envolve todas as associadas da FENACERCI da zona Sul do Tejo e outras instituições de apoio à deficiência.

A segunda edição deste evento lúdico-desportivo de canoagem destina-se a pessoas portadoras de deficiência mental tendo como objectivo possibilitar a prática de canoagem mas não só, estão previstas outras actividades desportivas praticáveis na água e no areal da praia.

O II Encontro de Canoagem da Cercizimbra terá lugar na praia do Ouro, dia 19 deste mês, entre as 10:00 e as 15:00 horas e envolve mais de 160 participantes e 50 colaboradores.


À semelhança do ano passado, também a Sesimbra FM se associa a esta iniciativa do CAO da Cercizimbra