Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Sesimbra

Desde Março de 2006 que estava programada a assinatura de um protocolo de cooperação entre a LIALA, Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira, e a autarquia de Sesimbra no sentido de ordenar os espaços da lagoa e dinamizar toda a zona. Actualmente com nova direcção, a LIALA vê concretizado este objectivo que, como esclarece Joaquim Mestre, “é muito importante para a Lagoa e para os lagoenses que bem merecem”.

Um acordo que vai trazer mais responsabilidades á Liga que acredita no “empenho da autarquia no desenvolvimento da Lagoa de Albufeira”.

O presidente da Liga fala numa evolução “urgente e digna” do desenvolvimento da Lagoa de Albufeira que há muito estava votada ao abandono, “numa situação um pouco mórbida, por diversos motivos que não importa agora referir”. O balanço para já “é muito positivo porque viemos praticamente debaixo da linha de água, desenvolvemos aqui, com a cooperação da Câmara Municipal muitas actividades em várias áreas e a população percebe qual é o nosso objectivo”.

Apesar do balanço ser positivo, Joaquim Mestre quer que o dinamismo da Liga, em prol da melhoria da qualidade de vida dos Lagoenses, aumente e para isso lança o repto aos habitantes da Lagoa de Albufeira para que se “associem e para que participem no Plano de Actividades, cada vez mais descentralizado”. Nesta altura a Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira conta com 500 sócios

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra emite comunicado sobre situação da Instituição

No seguimento das conclusões da Assembleia Geral Extraordinária da Santa Casa da Misericórdia, realizada no passado dia 29 de Fevereiro, o presidente da Mesa da Assembleia faz saber, em comunicado enviado á nossa redacção, que reuniu com os restantes órgãos sociais da Instituição no sentido de avaliar a actual situação da Santa Casa.

Sebastião Patrício acrescenta que “após análise detalhada, e tendo por objectivo principal a defesa de actividade social da Santa Casa, tomou conhecimento da intenção da Mesa Administrativa em assegurar a sua gestão corrente trabalhando em duodécimos” tendo alertado a Mesa e o Conselho Fiscal de que estará atento aos actos a praticar. Este responsável acrescenta no comunicado que “será intransigente na aplicação dos fins devidamente consignados no compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra”.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra já tentou por duas vezes fazer aprovar o Plano de Actividades e Orçamento para 2008 e até agora não conseguiu o voto de confiança dos irmãos que continuam insatisfeitos com a actual gestão da Instituição.

Está marcada para a próxima quarta feira uma conferência de imprensa nas instalações da Santa Casa em Sesimbra.

terça-feira, 11 de março de 2008

Foi arquivado o processo que decorria na comarca de Sesimbra do Ministério Público sobre a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra

Depois de uma denúncia anónima feita em 2007, após a assembleia geral da Santa Casa da Misericórdia em que foi apresentado um projecto para a construção de uma nova sede, lar e hospital de cuidados continuados, o processo que decorria na comarca de Sesimbra do Ministério Público foi destruido, arquivado por falta de prova, segundo alegam os responsáveis do Ministério.

A Sesimbra fm contactou o Ministério Público, em Sesimbra, que confirmou esta informação, e já sabe, de fonte segura, que a denúncia continha inúmera informação sobre o projecto da Santa Casa, em que era manifestada a preocupação dos irmãos sobre o destino do património da Instituição de Solidariedade Social de Sesimbra caso o projecto se concretizasse.
O Ministério Público entendeu findar o processo, alegadamente por falta de provas, mas os irmãos da Santa Casa garantem não baixar os braços pela defesa dos interesses da Instituição e dos utentes.

Por isso mesmo, não conformados com a ideia de que possa ser passado para uma empresa, da qual pouco ou nada se sabe, todo o património da Santa Casa, os irmãos vão fazer nova denúncia junto do Ministério Público.

Este é um projecto que continua a ser revisto pelos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia, depois de detectadas algumas irregularidades, e que Alcides de Carvalho garante "daqui a dois ou três meses estar pronto para ser apresentado novamente" a todos os sócios em assembleia geral. De referir que essa garantia foi dada a semana passada em entrevista ao jornal Semmais pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra

segunda-feira, 10 de março de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra com Orçamento chumbado pela segunda vez

A Santa Casa da Miserícordia de Sesimbra reuniu, em assembleia geral, no final do mês de Fevereiro para tentar aprovar, pela segunda vez o Plano de Actividades e Orçamento para 2008.

Se da primeira vez o plano foi regeitado com 30 votos contra, 19 a favor e 4 abstenções, a representatividade dos irmãos que estão descontentes com a gestão da actual direcção da instituição fez-se agora acentuar com 77 votos contra, 54 a favor e apenas uma abstenção.

Um grupo de irmãos da Santa Casa, liderado pelo anterior provedor Manuel Adelino, garante ter perdido a confiança na actual direcção e garante que Alcides de Carvalho e a sua equipa não têm condições para continuar á frente da Santa Casa. Já na altura da apresentação do projecto para a construção de uma nova sede, lar e hospital de cuidados continuados este responsável garantiu á Sesimbra fm que o mesmo estava envolto em polémica tendo contornos pouco claros e isso fomentou a desconfiança dos irmãos.

Alcides Carvalho, actual Provedor da Santa Casa de Sesimbra, dissocia-se das polémicas em torno desse projecto, retirado da ordem de trabalhos e a ser reformulado, e do Plano de Actividades e Orçamento para 2008, chumbado em assembleia pela segunda vez, e afirmou ao Semmais jornal que tenciona cumprir o seu mandato até ao final.

Nunca é demais referir que a Sesimbra Fm bem como o Jornal de Sesimbra estão desde o final do ano passado a tentar chegar á fala com o Provedor da Misericórdia mas até agora o Dr Alcides de Carvalho nunca se mostrou disponível para prestar qualquer esclarecimento quer sobre o projecto, quer sobre o plano de actividades e mais recentemente sobre um processo que decorre no Ministério Público estando, ao que tudo indica em fase de inquérito.

Uma informação que a Sesimbra fm já está a tentar confirmar junto da Procuradoria Geral da República