Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Câmara municipal de Sesimbra aprova, por unanimidade, a requalificação urbanística do núcleo de Alfarim e da EN 377

O executivo municipal de Sesimbra esteve, ontem á tarde, na freguesia do Castelo onde visitou algumas das obras mais importantes para a freguesia e para o desenvolvimento da aldeia de Alfarim. A visita do presidente da câmara e de alguns dos vereadores e membros da assembleia municipal começou no Cabo Espichel, onde Augusto Pólvora falou do programa base de intervenções que terá em consideração a preservação da qualidade arquitectónica e da paisagem envolventes ao Santuário e a reocupação dos espaços já edificados com diversos serviços e actividades, tentando criar atractivos ao longo de todo o ano "que façam as pessoas voltar a ter prazer em desfrutar daquele espaço".

Depois do Cabo Espichel o executivo seguiu para a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Lagoa - Meco que, segundo Augusto Pólvora, entrará em fase de testes ainda este ano.
A construção do emissário que serve a ETAR ainda não está adjudicada mas quando as duas construções estiverem concluídas a ETAR da Lagoa- Meco terá a mesma característica da ETAR de Sesimbra que é a única da Península de Setúbal a funcionar com sistema de desodorização com recurso a silos vedados.
Na visita à freguesia de Castelo houve ainda tempo para ver “in loco” o projecto para a nova ponte de Aiana, cujas obras deverão arrancar no início do mês de Maio tendo uma duração aproximada de dois meses. Avançadas estão, igualmente, as obras da rede de saneamento em baixa de Alfarim que terão novo impulso, para a segunda fase, ainda durante o verão de 2008. Também a nova sala do jardim de infância de Alfarim constava do itinerário do executivo municipal que se congratulou com a possibilidade de, com 50 mil euros, criar mais 25 lugares em creche para crianças dos dois aos cinco anos já a partir de Setembro deste ano.

A visita de ontem à tarde terminou no Pavilhão do Grupo Desportivo de Alfarim onde um significativo número de habitantes aguardava o presidente e os vereadores para assistir a mais uma reunião de câmara descentralizada. Uma iniciativa que decorre uma vez por ano, em cada freguesia, e que serve, mediante Augusto Pólvora, para "aproximar a população dos eleitos".

Na sessão ordinária da câmara municipal foram aprovadas, por unanimidade, a reformulação do largo de Alfarim, a requalificação Urbanística do Núcleo Central de Alfarim e da Estrada Nacional 377, e os Planos de Pormenor de Reconversão das AUGI's 3 e 9.

No final houve tempo para ouvir alguns dos munícipes que, após a explicação de todas as intervenções previstas para a aldeia, tinham algumas dúvidas quanto a prazos de execução e viabilidade de criar lugares de estacionamentos em detrimento de ciclovias, por exemplo. Uma das preocupações manifestadas foi a incerteza de que as obras estejam terminadas a tempo dos festejos de Natal, que Alfarim celebra a 26 de Dezembro, e cuja tradição já se perdeu no tempo. O executivo garantiu que se o promotor da obra não der garantias que esteja tudo pronto em Dezembro a obra não começa. No entanto prevê-se que os prazos sejam cumpridos e que seja possível, em pouco mais de três meses, de Setembro a Novembro, efectivar a requalificação urbanística do Largo de Alfarim.

Unidos de Vila Zimbra de parabéns, a escola de samba comemora três anos de existência

O Grupo Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Zimbra comemora hoje (quinta-feira) o seu 3º aniversário.

A festa acontece às 21h30 na sede dos Unidos de Vila Zimbra e é aberta a todos os sócios e amigos da escola de samba que se voltam a juntar na sexta feira, dia 25 de Abril, no clube sesimbrense, onde, a partir das 21.30, vão actuar as passistas da escola.

Dois dias de festa para que todos os sócios e amigos do Grupo Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Zimbra possam celebrar o terceiro aniversário da escola. Hoje, quinta feira, a festa é na sede da escola e na sexta feira no clube sesimbrense, ambas com início marcado para as 21:30

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Parabéns Sesimbra FM e Jornal de Sesimbra

Ouvintes, leitores, anunciantes, colaboradores, assinantes, amigos, animadores, jornalistas e direcção estão de parabéns.

A Sesimbra FM comemora hoje o seu 22º aniversário.

Sem festas ou beberetes o mais importante é que se continua a acreditar num futuro promissor e que as pessoas que "fazem" a rádio continuam a "faze-lo" com amor, dedicação, empenho e profissionalismo.

Também o Jornal de Sesimbra está de parabéns, neste mês da liberdade, comemorando na sexta feira o seu 30º aniversário. A data ficará marcada com uma conversa sobre o passado, o presente e o futuro onde se juntarão antigos directores da publicação mensal em defesa dos interesses da população. Esta conversa, informal, acontece no sábado a partir das 10h.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Sesimbra recebe 6 esculturas em vários pontos do concelho

Até 1 de Junho, as seis esculturas concebidas durante a bienal internacional de artes plásticas Sesimbra Art Spaces ficarão expostas em vários pontos do concelho.

O dia 25 de Abril marca a inauguração de duas das peças: Alauda, de Beatriz Cunha, na Avenida João Paulo II, na Cotovia, e a escultura dedicada aos dadores de sangue, da autoria de Nélson Cardoso, na rotunda da Avenida 1.º de Maio, na Quinta do Conde.

A escultura concebida por Carlos Bajouca e Hans Varela alusiva à dança do espadarte ficará colocada na rotunda do Pingo Doce, em Sampaio, a partir de 22 de Maio e três dias depois, a Avenida 25 de Abril passará a contar com a peça O Homem do Leme, de Moisés Preto Paulo.

A última peça, Terra/Mar, da autoria de João Antero, será colocada no dia 1 de Junho, no Parque da Vila, na Quinta do Conde.

Comemorações do 25 de Abril previstas para o concelho de Sesimbra

O fado contemporâneo e o pop de A Naifa são a proposta deste ano para o concerto de comemoração do 25 de Abril, que decorre na noite de 24 para 25, no Cineteatro Municipal, e antecede o fogo de artifício, marcado para as 24 horas na Baía de Sesimbra.

As comemorações do 25 de Abril incluem exposições, caminhadas, oficinas, animação de rua e animação desportiva e infanto-juvenil um pouco por todo o concelho.

Na tarde de 25 de Abril, pelas 16.30 horas, actua, na Quinta do Conde, a Banda do Andarilho, um grupo de revisitação da música portuguesa que recupera temas de Fausto, Vitorino, Ary dos Santos ou Rui Veloso.

Também na Quinta do Conde mas no Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 as comemorações do 25 de Abril começam às 8:30h com o içar das bandeiras e prosseguem com um torneio de futebol das 9:30h às 13:30h, altura em que acontece um almoço convívio e a que se seguirá a inauguração do Monumento aos Dadores de Sangue às 15:30

A tarde do dia 25 de Abril, na Quinta do Conde, será dedicada à música com as actuações do grupo folclórico e do grupo etnográfico Danças e Cantares Regionais de Sesimbra, o duo Leandro e Marlene e o grupo musical Ecos.

Assim se vai celebrar, na Quinta do Conde, no Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 o 25 de Abril, com desporto pela manhã e música até ao início da noite.

Executivo Municipal promove terceira reunião descentralizada em Alfarim

A Câmara Municipal de Sesimbra agendou mais uma reunião descentralizada, no Pavilhão do Grupo Desportivo de Alfarim, esta quarta feira, às 21.30 horas, no âmbito das reuniões que tem vindo a promover desde o início do mandato.
Em cima da mesa vão estar temas como a requalificação do Largo de Alfarim e dos arruamentos e espaço público abrangidos pelas obras de saneamento, acessibilidades e estacionamento no Moinho de Baixo.
Durante a tarde, o executivo municipal e representantes da Assembleia Municipal vão visitar as localidades de Alfarim, Aldeia do Meco, Aiana e Cabo Espichel.

Hoje é dia de sessão da Assembleia de Freguesia de Santiago na Biblioteca Municipal de Sesimbra

Decorre esta terça feira, às 21.30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Santiago. Uma reunião que tem como prioridade analisar a actividade da junta de freguesia de Santiago e o relatório de contas de gerência de 2007.

A sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Santiago está marcada para esta noite, às 21.30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra

Exposição de fotografia sobre a Festa das Chagas patente na Biblioteca Municipal de Sesimbra até 24 de Maio

Chagas é o título de uma exposição fotográfica da autoria de José Arsénio, que vai estar patente na Biblioteca Municipal, entre 29 de Abril e 24 de Maio.

Ao todo são 36 imagens, algumas delas inéditas, que mostram a devoção da comunidade sesimbrense e dos pescadores, ao Senhor Jesus das Chagas.

Dividida em dois espaços, a exposição apresenta no átrio de entrada, registos associados ao culto religioso. Na zona da cafetaria, para além de imagens de preparação do andor, o artista expõe fotografias da animação associada aos festejos.

Esta exposição contou com o apoio da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, e irá fazer parte do espólio municipal, a fim de integrar o ciclo de itinerâncias que a Câmara Municipal de Sesimbra está a dinamizar.

Rotunda General Humberto Delgado vai receber Monumento de homenagem aos combatentes sesimbrenses

A rotunda da Rua General Humberto Delgado, em Sesimbra, vai receber um monumento aos combatentes sesimbrenses desaparecidos na guerra.

A ideia, que partiu do Núcleo de Combatentes de Sesimbra, conta com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades do concelho.

A intervenção prevê o ajardinamento, instalação de sistema de rega e iluminação. A obra deve ficar concluída em Junho.