Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Futsal – I Grande Torneio Sesimbra 2008 acontece em Julho

O Grupo Desportivo de Sesimbra,em conjunto com o Núcleo Sportinguista de Sesimbra e a Casa do Benfica de Sesimbra, vai organizar o I Grande Torneio Sesimbra 2008 em Futsal. Os jogos, que decorrerão no Pavilhão do G.D. Sesimbra, vão ter início a 2 de Julho. As Incrições podem ser feitas até ao dia 25 de Junho, sendo que o sorteio dos jogos será feito dois dias depois, no dia 27.

Todas as informações, bem como as inscrições serão feitas através dos números 21 223 30 77 ou 91 970 32 17 e 96 857 81 94.

Este vai ser um Torneio que promete uma grande adesão, tanto por parte de participantes como de espectadores.

Em breve a Sesimbra Fm levará até sim mais informações sobre este evento desportivo que será pela primeira vez realizado.

P'lo Estagiário SFM; José Pedro Pereira

quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Conversas, com versos e com ventos" poderá ser o último livro de Cagica Rapaz

"Conversas, com versos e com ventos" é o título do mais recente livro do Sesimbrense António Cagica Rapaz que, depois de “Bonecas Russas”, volta a fazer uma apresentação no Clube Sesimbrense.

A intenção a editora era de que o lançamento deste livro acontecesse na Biblioteca Municipal mas o pedido não teve acolhimento por parte da vereadora responsável pelo pelouro das bibliotecas. Cagica Rapaz acredita que “tal se deva à inclusão, no livro, de alguns textos extraídos de blogues” referentes à actividade de alguns membros do executivo sesimbrense. O escritor lamentou à Sesimbra FM o sucedido, já que se tratam de críticas que “não são insultuosas mas sim comportamentais. Mas conhecendo bem as pessoas, fiz questão de, primeiro, enviar um exemplar para que o pudessem ler, depois disso veio a recusa, o recurso ao lápis azul" (...)

Divergências que para o autor nem fazem muito sentido já que "nem pretendia apresentar este livro". António Cagica Rapaz refere que aquilo que procura com os seus livros é a partilha. E "falar para pessoas de algo que elas ainda não leram impossibilita essa partilha, a troca de experiências e o diálogo".

“Conversas, com versos e com ventos” contém crónicas editadas ao longo dos anos em publicações da câmara municipal, excertos do livro “Noventa e tal contos”, devaneios e trocadilhos, textos de blogues sesimbrenses e poemas publicados nas outras quatro obras do autor. No fundo, uma compilação de trabalhos que marcam a vida de António Cagica Rapaz que confidenciou à Sesimbra FM que “este poderá ser o último livro” que edita. “As pessoas dão cada vez menos valor aos livros que, para muitos, já são uma banalidade”.

António Cagica Rapaz dedica este livro a três pessoas cuja influência foi crucial para que continuasse a escrever; Manuel António Alves Pinto, "como um irmão", Pedro Martins, " com uma cultura invulgar em várias áreas e que me deu o aval para continuar a escrever e Félix Rapaz, "foi o grande impulsionador para que eu esvrevesse o meu primeiro livro, sem ele eu não teria escrito nem o primeiro nem os outros".

Quanto ao convite para a apresentação da obra literária, é feito na primeira pessoa :

" Se as pessoas gostam de conversas, se gostam de versos e se não têm medo dos ventos, apareçam! " A.C.R

“Conversas, com versos e com ventos” é apresentado este sábado, às 18h00, no Clube Sesimbrense.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Eleições Extraordinárias na Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, dia 28 de Junho

A Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra vai reunir, em Sessão Extraordinária, no sábado, dia 28 de Junho, pelas 14:00h, no Centro de Apoio a Jovens e Idosos no Largo 5 de Outubro. O ponto único da ordem de trabalhos será a eleição dos novos corpos sociais para o período do mandato de 1 de Julho de 2008 a 31 de Dezembro de 2011.

Eleições extraordinárias que se devem ao facto dos elementos da Mesa Administrativa terem apresentado a sua demissão no início deste mês de Maio.

As listas de irmãos candidatas a este acto eleitoral deverão ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral até ao dia 6 de Junho, às 16 horas, devendo estar em conformidade com o Compromisso da Instituição.

A cerimónia de tomada de posse dos novos Corpos Sociais da santa Casa da Misericórdia de Sesimbra terá lugar dia 1 de Julho.

António Cagica Rapaz apresenta este sábado o seu novo livro

Conversas, Com Versos e Com Ventos, é o título do último trabalho do Sesimbrense António Cagica Rapaz, que vai ser apresentado este sábado, às 18horas, no Clube Sesimbrense.

Um livro que reúne algumas crónicas sobre Sesimbra e poemas nunca publicados e que vai contar com a presença do autor e de Pedro Martins, também escritor, que assina o posfácio do mais recente trabalho de Cagica Rapaz.

Assembleia Municipal visita a vila da Quinta do Conde este sábado

Desenvolvendo um conjunto de acções, que permitam um melhor conhecimento dos problemas do concelho, promovendo a realização de visitas a locais e instituições de forma a compreender melhor a sua realidade, e dificuldades, os membros da Assembleia Municipal visitam este sábado a vila da Quinta do Conde.

Do percurso fazem parte paragens no Casal do Sapo, para conferir a situação das Augis; no Centro Comunitário da Quinta do Conde, no Pólo de Leitura, no Parque da Vila, na SIMARSUL e na loja onda jovem.

A visita decorre entre as 9:30 e as 18 horas

Câmara Municipal de Sesimbra promove até Junho Opções Participadas para 2009

Depois dos resultados alcançados em 2007, a Câmara Municipal de Sesimbra volta a apostar num orçamento feito com a participação dos cidadãos. Este modelo de gestão participada é uma forma de dar voz aos cidadãos e de envolver a comunidade nos assuntos relativos à sua área de residência.

As reuniões descentralizadas do executivo municipal com a população prolongam-se até 5 de Junho, em vários pontos do concelho.

No essencial, o formato não sofreu alterações em relação ao ano anterior, embora tenha sofrido pequenos ajustes. Promover a cidadania e envolver os munícipes nas decisões da autarquia, aproximá-los do funcionamento dos órgãos autárquicos e dar resposta àquilo que mais afecta a zona onde residem continuam a ser os objectivos principais.

Este ano, os munícipes do concelho de Sesimbra vão poder também definir as prioridades para a sua área de residência através da internet, no link das Opções Participadas para 2009, disponível no site da autarquia em www.cm-sesimbra.pt.

Esta é uma das principais novidades do modelo apresentado pela Câmara Municipal para o Orçamento Participativo.

Confira no sítio da Câmara na internet em que dia é o foro territorial da sua área de residência

Junta de Freguesia do Castelo promove Curso de Nadadores Salvadores

O Instituto de Socorros a Náufragos, em parceria com a Neptunos Pro e a Junta de Freguesia do Castelo, vão organizar o 1º Curso de Nadadores Salvadores a decorrer no Concelho de Sesimbra.

O curso terá início a 16 de Junho e será efectuado nas piscinas do Campimeco e Praia das Bicas.
As inscrições custam 75,00€ e poderão ser efectuadas na Junta de Freguesia do Castelo.

Os candidatos terão de apresentar no acto da inscrição:
- Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
- Fotócopia do BI
- Fotografia tipo-passe a cores;
- Atestado Médico

Para mais informações contactar: 966811746 ou 963245134 ou no site www.jf-castelo.pt

A Bianca realiza dia 24 deste mês mais uma feira de adopção Animal na Carrasqueira

Sábado dia 24 de Maio, a Associação Bianca realiza mais uma Feira de Adopção Animal.
Segundo a associação o número de animais abandonados não pára de aumentar, e o Verão que é a altura em que mais gente abandona os seus animais de estimação para ir de férias, ainda nem começou. A Bianca vê-se nesta altura a braços com uma sobrelotação de animais, sem precedentes.

A Associação de Protecção dos animais sem lar do concelho de sesimbra precisa de todo o tipo de ajuda entre dinheiro, alimentação e medicamentos para animais. Por isso mesmo, e também para encontrar donos e familias para acolher alguns animais vai realizar esta feira de adoção.

A iniciativa decorre junto à EN 379, na Carrasqueira, das 11h às 17h30m, no próximo sábado.

III Aquatlo de Sesimbra acontece no próximo domingo

A 3ª edição do Aquatlo de Sesimbra, que este ano faz parte, também, do campeonato nacional, acontece no Domingo, 25 de Maio a partir das 14 horas.

Todos os anos participam na prova dezenas de atletas devido às excelentes condições que a vila tem para a prática da modalidade.

Organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e pela Junta de Freguesia de Santiago, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, a prova será feita com os atletas a nadar em torno do Pontão da Praia do Ouro e a correr entre o Hotel do Mar e o Porto de Abrigo.

Esta é uma prova que se insere na componente desportiva do Festival da Serra e do Mar a que poderá assistir no dia 25 a partir das 14 horas

Quinzena da Criança regressa em Maio e Junho ao Espaço Zambujal na freguesia do Castelo

A Junta de Freguesia do Castelo vai promover, pelo segundo ano consecutivo, a Quinzena da Criança, entre os dias 26 de Maio e 6 de Junho, no Espaço Zambujal.
O programa prevê um conjunto variado de iniciativas, desde os ateliês ao teatro, todas destinadas aos mais novos e começa na segunda feira dia 26, às 11 horas, com o Atelier de Expressão Plástica : "Construção de Mobiles"para crianças dos 5 aos 12 anos sendo o limite de 15 participantes

Dia 27 / terça / 11h
Atelier Expressão Plástica
"O Arco-íris"
Para crianças dos 5 aos 12 anos

Dia 29 / quinta / 11h
O Conto no Espaço
"Porque somos de cores diferentes"
Uma iniciativa para motivar para o livro e para a leitura, um conto inserido no tema do projecto do Espaço Zambujal "Multiculturalidade".
Este atliêr detina-se a crianças dos 6 aos 10 anos

Dia 30 / Sexta / 10h
Pinturas Faciais para crianças dos 6 aos 10 anos

Dia 31 / Sábado/ 10.15h
Ateliê
"Vem à pesca no Espaço Zambujal" – crianças a partir dos 5 anos podem assim comemorar o Dia do Pescador

Dia 31 / Sábado/ 16h
Teatro Infantil – "Lupis, Jacas e Lupões" pela Animateatro. Não há limite de participação

De 2 a 6 de Junho a quinzena da criança chega até aos estabelecimentos de ensino com o Teatro Infantil - "O Gato das Botas"
O objectivo desta iniciativa é mesmo o entertenimento dos mais novos.

A quinzena da criança acontece no Espaço Zambujal na freguesia do Castelo, entre 26 de Maio e 6 de Junho, e as participações das crianças nos atliêrs estão sujeitas a marcação prévia através do 96 241 73 27 ou no Espaço Zambujal. Pode assim proporcionar actividades diferentes aos seus filhos ao mesmo tempo que aprendem e socializam.

Espaço Associativismo na Sesimbra FM a partir de Junho

A Sesimbra FM vai dar início a um espaço exclusivo dirigido à apresentação da história e actividade das várias associações e grupos de todo o concelho.

Será uma emissão de 5 a 7 minutos em que é dada a possibilidade aos responsáveis de cada associação que falem sobre o seu trabalho, carências e projectos para o futuro.

Sentindo a necessidade de dar voz ao movimento associativo, que tanto se esforça por participar na evolução, crescimento e desenvolvimento do concelho, esta nova rubrica terá início em Junho na emissão diária da Sesimbra FM, em horário ainda a definir.

Já reunimos grande parte da informação sobre as associações, grupos e organizações do concelho, ainda assim, acreditamos que Sesimbra possa ter mais do que aquelas que conhecemos e são 62, até agora. Por isso apelamos à colaboração dos nossos ouvintes para que nos façam chegar através de email ou telefone mais informações.

Associações de solidariedade, cultura e recreio, desportivas, empresariais, juvenis, humanitárias. Comissões ou Ligas.

Faça deste projecto uma realidade abrangente e ajude a divulgar o que se faz em Sesimbra.

sesimbrafm@gmail.com

Telefone redacção : 21 228 92 00