Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Não queremos a destruição da nossa Instituição (Manuel Adelino)

Foi apresentada, oficialmente, esta quinta feira, a lista B candidata às eleições para a Santa casa da Misericórdia de Sesimbra cujo acto eleitoral acontece dia 28 deste mês.
Manuel Adelino lidera a lista que congrega nomes como Guilherme Rasteiro, Maria José Silva Santos, Carlos Manuel Castanho Coelho, Ana Silvia Cunha Cruz e António Justiniano Chagas Alves.
O ex provedor da instituição garante que “o que une o seu grupo não é qualquer tipo de partidarite nem de tendência para o poder” mas, pelo contrário, um grupo de pessoas que “não quer a destruição da Instituição”. Manuel Adelino acreditava já ter feito o seu serviço cívico pela Santa Casa mas... “afinal, talvez não”.

Na conferência de imprensa que deu a conhecer todos os membros da lista B foi apresentado, igualmente, o programa de acções que passa por uma auditoria às contas da Instituição, um estudo para viabilizar a obtenção da Certificação de Qualidade, revitalizar o voluntariado, preparar um programa de conservação de bens imóveis, promover acções de formação para funcionárias e a elaboração de um estudo para a eventual implementação da valência de Creche no concelho. Algumas das pretenções da Lista B, que acredita que “quem estiver minimamente informado” dos últimos acontecimentos que mexeram com o nome e com a credibilidade da própria instituição de Solidariedade Social, “vão votar em consciência dia 28. Vão votar em nós".

O acto eleitoral para eleger os novos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra acontece dia 28 deste mês a partir das 14h00.

Até ao momento, que tenhamos conhecimento, a Lista A não fez qualquer apresentação, quer de elementos quer de programa eleitoral.

A Sesimbra Fm tem intenção de promover, durante a próxima semana, entrevistas individuais a ambos os candidatos à Provedoria para que exponham e explanem os respectivos programas de acção para a Santa Casa da Misericórdia. Entrevistas que culminarão, caso assim o aceitem, num confronto de ideias e esclarecimento de aspectos que podem ser fundamentais para que os irmãos da Santa Casa possam votar em consciência.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal reúne com agricultores na quarta feira

A Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal apela à participação de todos os agricultores para a reunião que se realiza esta quarta feira, na Sociedade Instrutiva e Recreativa 1º de Janeiro na Lagoa do Calvo, pelas 21 Horas. Um dos pontos a discutir é a subida do preço dos combustíveis. Os agricultores pretendem a baixa do preço do gasóleo, assim como o fim do aumento do preço dos adubos.

A nova Lei da Água, com aumentos no preço do bem essencial e com a colocação de contadores nos poços é, também, ponto a ser discutido na reunião. Pretende-se ainda o fim da especulação dos preços, sendo que nos últimos 18 anos o preço à produção baixou, ao mesmo tempo que subiu para o consumidor. A Associação de agricultores do Distrito de Setúbal alega que quem ganha com esta situação é a grande agro-indústria e as cadeias alimentares.

Na reunião, desta Quarta-feira, serão estudadas medidas a tomar em defesa dos direitos e interesses dos agricultores mas, também, dos consumidores que, de certa forma são igualmente afectados.

Por José Pereira

Camionistas estão paralisados na Rotunda de Santana em Sesimbra

São já mais de 40 os camiões que estão paralisados na rotunda de Santana,em Sesimbra, em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis e condições de trabalho.

Muitos dos homens do volante estão descontentes com a tomada de posição da ANTRAM, da qual dizem ser associados, “mas não por muito mais tempo”, já que a Associação se desvinculou desta paralisação, que afecta todo o país, garantindo que por estar a negociar com o governo não pode ceder e associar-se a qualquer tipo de protesto.

Na rotunda de Santana os camionistas estão representados pela ATTIMA, Associação de Transportadores de terras, inertes, madeiras e afins. João Morais referiu, há pouco, à Sesimbra fm, em directo do local, que os camionistas “não pretendem prejudicar o trabalho de ninguém e por isso a decisão de paralisar e não boicotar ou bloquear”. O responsável da ATTIMA tem promovido reuniões onde auscultou mais de 150 empresários, sobre os aumentos verificados e prepara-se para “fazer algumas exigências ao Governo”.

Pretende-se que o Governo actue mediante “a diferença do preço do gasóleo entre Portugal e Espanha, o preço das portagens, o reembolso do IVA, obrigatoriedade de pagamento a trinta dias e a criação de um gasóleo industrial e rodoviário”.

Os camionistas e as associações que os representam, como a ATTIMA, “não aceitam ser ignorados” e querem respostas do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, da Secretária de Estado dos Transportes e da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública da Assembleia da República.

Por condições e incentivos válidos para voltar a trabalhar, os camionistas vão continuar a manifestar-se, ao longo de todo o dia de hoje, na rotunda de Santana em Sesimbra como por todo o país.